Para entender a economia do Brasil, é importante conhecer alguns conceitos básicos e indicadores econômicos. Eles fazem parte do dia-a-dia do brasileiro, porém a maioria não sabe explicar o que é.
Então nada melhor que começar do início, de modo mais didático.
Primeiro, o que é economia para você?
Segundo site Significados, tem-se por economia:
Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.
De um sentido prático, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer produto, serviço ou atividade.
A palavra “economia” deriva da junção dos termos gregos “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei) resultando em “regras ou administração da casa, do lar”.
Assim economia, ou economizar, seria evitar desperdícios dos recursos, devido a escassez.
É importante entender para que possamos melhorar nossa administração de nossos recursos, principalmente o escasso dinheiro de cada dia.😁
Em outro momento, traremos um aprofundamento sobre economia básica.
Seguindo nosso artigo, aqui então estão alguns pontos que podem ajudar em nosso dia sobre a economia brasileira:
PIB (O Soberano)
O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais indicadores da economia de um país.
Ele mede a produção total de bens e serviços de um país em um determinado período de tempo, geralmente um ano.
O PIB mensura a atividade econômica de uma região através de cálculos de oferta e demanda de bens e serviços. Por isso, PIB é um termômetro da economia como um todo. Isso significa que, quanto maior for o índice de um país, maior é a sua atividade econômica.
Alguns fatores determinantes na formação do PIB são:
- o consumo da população;
- os investimentos empresariais em maquinários e contratação de empregados (influenciados pelo valor dos salários e juros);
- gastos governamentais em infra-estrutura.
Inflação (O vilão do Bolso)
A inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços dos bens e serviços em uma economia.
Ela pode ter impactos significativos na economia, como na taxa de juros e no poder de compra da população.
No Brasil temos quatro principais índices:
- IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA é produzido pelo IBGE desde dezembro de 1979. A partir de novembro de 1985, de acordo com o Decreto n. 91.990, o IPCA passou a ser utilizado como indexador oficial do País, corrigindo salários, aluguéis, taxa de câmbio, poupança, além dos demais ativos monetários.
- INPC é um índice calculado mensalmente pelo IBGE para medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendimento médio mensal de 1 a 5 salários mínimos.
- IGP-M - Índice Geral de Preços - Mercado, - é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). é utilizado amplamente na fórmula paramétrica de reajuste de tarifas públicas (energia e telefonia), em contratos de aluguéis e em contratos de prestação de serviços.
Taxa de juros (A Polícia atrás do Vilão)
A taxa básica de juros é a remuneração que uma pessoa ou instituição recebe ao emprestar dinheiro. No Brasil, a taxa de juros é definida pelo Banco Central, através do Comité de Política Monetária e pode influenciar o consumo, o investimento e o endividamento das famílias e empresas.
Seu objetivo sempre foi ser uma ferramenta de controle da inflação: qualquer mudança que o Banco Central do Brasil fizer na taxa resultará em uma alta ou queda da inflação.
Além disso, podemos dizer que o Banco Central:
- Ao aumentar a Selic, tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
- E, ao baixar a Selic, tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.
Balança comercial (O juiz)
A balança comercial é a diferença entre as exportações e importações de um país. Se as exportações são maiores do que as importações, o país tem uma balança comercial positiva, o que pode ser benéfico para a economia.
A balança comercial afeta diretamente o nosso bolso pois interfere na câmbio, ou melhor, na nossa moeda, o Real, perante o Dólar, considerada a moeda padrão mundial.
Política fiscal e Reformas estruturais (Os Políticos)
A política fiscal é o conjunto de medidas que o governo utiliza para arrecadar e gastar dinheiro. Isso inclui a definição do orçamento público, dos impostos e das políticas sociais.
Já as reformas estruturais são medidas de longo prazo que visam melhorar a competitividade e a eficiência da economia. Isso inclui mudanças na legislação trabalhista, tributária, previdenciária, entre outras.
São formuladas, votadas, vetadas, aprovadas e impostas pelo governo, pelo congresso nacional e pelo o judiciário.
Setores econômicos (O trabalhador)
A economia do Brasil é dividida em três setores principais:
- o setor primário, que engloba a agricultura, a pecuária e a pesca, principal criador de riquezas do país;
- o setor secundário, que inclui a indústria e inclui: Empresas de fornecimento de água e luz; Construção civil; Fábricas de bens de consumo (produz carros, geladeiras e produtos duráveis ou não duráveis, por exemplo); Metalúrgicas e siderúrgicas; Fábricas de equipamentos eletrônicos.
- ; e
- o setor terciário, que abrange os serviços, englobando empresas das áreas de Comércio de varejo e atacado; Alimentação; Transportes; Educação; Serviços de lazer; Turismo; Logística; Comunicação; Esportes; Cultura.
Conclusão
Conhecer esses conceitos e indicadores pode ajudar a entender melhor a economia do Brasil, mas é importante lembrar que a economia é um tema complexo e em constante mudança, influenciado por diversos fatores internos e externos. Por isso, é sempre importante acompanhar as notícias e análises econômicas para ficar atualizado.
Este foi o primeiro artigo básico sobre economia. Breve teremos a segunda parte deste artigo, então acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais.
Referências:
https://www.bcb.gov.br/
https://www.ibge.gov.br/
https://portal.fgv.br/noticias/igp-m-resultados-2023
https://www.significados.com.br/economia/
0 Comentários